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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

AURELIANO, FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES  y  SILVA JUNIOR, LUIZ CARLOS DA COSTA. A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.600-621.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.102807.

Este trabalho objetiva analisar as aprendizagens construídas no contexto do PNAIC por professoras que lecionam no ciclo de alfabetização em uma escola pública do município de Patu/RN. A pesquisa foi realizada no Grupo de Pesquisa: Formação, Currículo e Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte entre 2017 e 2018. A análise teórica, documental e empírica seguiu os princípios do método histórico dialético. Os dados foram analisados pelo procedimento dos núcleos de significação que Aguiar e Ozella (2013, p. 310) orientam. Constatou-se que as docentes se apropriaram de alguns princípios que constituem os conceitos orientados pelo PNAIC, mas outros se encontram em processo de internalização.

Palabras clave : Política de Formação; Formação continuada; Aprendizagem docente.

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