SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistasFundeb, remuneração docente e dívida pública: uma discussão sobre disputa pelo fundo público (2008 – 2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

QUEIROZ, STENIO WAGNER PEREIRA DE; MARQUES, ERICO VERAS  e  CORREIA NETO, JOCILDO FIGUEIREDO. Eficiência relativa da tecnologia da informação no desempenho organizacional dos Institutos Federais de Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.622-648.  Epub 11-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.101223.

O presente trabalho realizou uma pesquisa sobre o impacto da TI nos desempenhos administrativo e acadêmico de 31 Institutos Federais de Educação (IFs) entre 2012 e 2014. A técnica usada foi a análise envoltória de dados, adotando os gastos com TI e o nível de governança de TI como inputs e os desempenhos organizacional, administrativo e acadêmico como outputs. Os resultados mostraram que, em 2012, 56,67% dos IFs pesquisados conseguiram alcançar um patamar de máxima eficiência, enquanto em 2014 esse índice ficou em torno de 60%. Os achados não são capazes de negar o paradoxo da produtividade.

Palavras-chave : gastos de TI; governança de TI; desempenho organizacional; Institutos Federais de Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )