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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

RICHIT, ADRIANA  y  ALMEIDA, WILLIAM XAVIER DE. Perspectivas para a formação de formadores de futuros professores no contexto das políticas públicas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.670-690.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.100486.

O artigo discute as perspectivas para o desenvolvimento profissional de formadores de futuros professores a partir da análise do ordenamento legal relativo à formação de professores de nível superior e das ações e programas de agências vinculadas ao Ministério da Educação, vocacionadas ao ensino superior. O estudo se baseou nos conceitos de desenvolvimento profissional e profissionalidade docente, definidos por António Nóvoa, Maria do Céu Roldão e Selma Pimenta. A análise qualitativa e interpretativa incidiu sobre um conjunto de documentos oficiais compilados mediante uma busca criteriosa nos sites oficiais vinculados ao Ministério da Educação. Os documentos que constituíram o material empírico do estudo foram analisados e interpretados, a partir dos quais evidenciamos duas perspectivas de desenvolvimento profissional para o docente da educação superior: a universidade é lócus para o desenvolvimento do formador, quer seja como instância para realização de programas de pós-graduação, pós-doutorado, realização de parcerias institucionais e interinstitucionais, assim como por oportunizar ao professor formador diferentes experiências profissionais em nível de ensino e pesquisa; o desenvolvimento do formador se concretiza mediante a realização de pesquisa e produção de conhecimento, na medida em que os incentivos se concentram na distribuição de bolsas de pesquisa e pós-graduação e premiação de trabalhos de destaque.

Palabras clave : Desenvolvimento profissional docente; Formadores de futuros professores; Políticas públicas; Educação superior.

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