SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Perspectivas para la formación de formadores de futuros docentes en el contexto de las políticas públicasPlanificación estratégica en la gestión escolar pública: un estudio en la región metropolitana de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SILVA, MARY DAYANE SOUZA. Implicações do Ambiente Físico de Aprendizagem na Formação de Mestres Profissionais em Administração. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.692-705.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.99546.

O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É necessário também que crie um ambiente de aprendizagem no qual o aluno seja levado a compartilhar conhecimento em sala de forma aberta, fluida e espontânea, acompanhado por igual crescimento de sua compreensão como elemento ativo-participativo no aprendizado construído a partir desse ambiente. A presente pesquisa objetivou compreender as implicações do ambiente físico de aprendizagem na formação de mestres profissionais de administração. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a disposição do mobiliário de forma circular em sala de aula, articulada a partir da organização mobiliar formalmente estabelecida, constitui um ambiente eficazmente dinâmico de aprendizagem em que há um nítido desenvolvimento da interação de forma mais ativa e participativa dos alunos no encadeamento da condução da aula, oportunizando a gestão de espaços de ensino benéficos à aprendizagem.

Palabras clave : Ambiente Físico de Aprendizagem; Ambiente de Aprendizagem; Formação de Mestres Profissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )