SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Implications of the Physical Learning Environment in the Formation of Professional Masters in AdministrationYouth violence: the challenge of restorative practices in school space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

HIONI, RENATA  and  PREARO, LEANDRO CAMPI. Planejamento estratégico na gestão escolar pública: um estudo na região metropolitana de São Paulo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.706-730.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.94699.

Este artigo verifica o nível de incorporação do conceito de planejamento estratégico pelas secretarias municipais de educação da região metropolitana de São Paulo, além de traçar o perfil dos seus gestores. A metodologia utilizada teve ênfase nos aspectos quantitativos de natureza aplicada do tipo descritiva. Foi aplicado questionário estruturado aos dirigentes de educação, indicando que o comando é tipicamente feminino e com graduação completa. O estudo sugere uma prática de planejamento estratégico consolidada entre os gestores, porém com vulnerabilidade em sua aplicação.

Keywords : Planejamento estratégico; Profissionalização da gestão educacional; Melhoria da escola pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )