SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Implicaciones del entorno físico de aprendizaje en la formación de maestrías profesionales en administraciónViolencia juvenil: el desafío de las prácticas restaurativas en el espacio escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

HIONI, RENATA  y  PREARO, LEANDRO CAMPI. Planejamento estratégico na gestão escolar pública: um estudo na região metropolitana de São Paulo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.706-730.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.94699.

Este artigo verifica o nível de incorporação do conceito de planejamento estratégico pelas secretarias municipais de educação da região metropolitana de São Paulo, além de traçar o perfil dos seus gestores. A metodologia utilizada teve ênfase nos aspectos quantitativos de natureza aplicada do tipo descritiva. Foi aplicado questionário estruturado aos dirigentes de educação, indicando que o comando é tipicamente feminino e com graduação completa. O estudo sugere uma prática de planejamento estratégico consolidada entre os gestores, porém com vulnerabilidade em sua aplicação.

Palabras clave : Planejamento estratégico; Profissionalização da gestão educacional; Melhoria da escola pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )