SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Planificación estratégica en la gestión escolar pública: un estudio en la región metropolitana de São PauloLa masificación de la educación superior como política educativa pública y sus implicaciones en Angola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

LIMA, CEZAR BUENO DE. Violencia juvenil: o desafio das práticas restaurativas no espaço escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.731-749.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.94695.

O artigo questiona as representações coletivas e as práticas institucionais que tendem a naturalizar o fenômeno da violência, assim como a justificar ações verticalizadas e punitivas de poder na composição dos conflitos juvenis no âmbito escolar. Apresenta alternativas teórico-metodológicas que ampliam o significado do termo violência, relacionando-o à teoria dos Direitos Humanos, à democracia deliberativa e às práticas restaurativas. Sugere a importância da construção de estratégias dialogadas, participativas e deliberativas de mediação e prevenção pacífica dos conflitos no espaço escolar.

Palabras clave : Violência; Juventude; Direitos Humanos; Práticas Restaurativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )