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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
LIMA, CEZAR BUENO DE. Violencia juvenil: o desafio das práticas restaurativas no espaço escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.731-749. Epub 11-Jan-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.94695.
O artigo questiona as representações coletivas e as práticas institucionais que tendem a naturalizar o fenômeno da violência, assim como a justificar ações verticalizadas e punitivas de poder na composição dos conflitos juvenis no âmbito escolar. Apresenta alternativas teórico-metodológicas que ampliam o significado do termo violência, relacionando-o à teoria dos Direitos Humanos, à democracia deliberativa e às práticas restaurativas. Sugere a importância da construção de estratégias dialogadas, participativas e deliberativas de mediação e prevenção pacífica dos conflitos no espaço escolar.
Palavras-chave : Violência; Juventude; Direitos Humanos; Práticas Restaurativas.