SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Violencia juvenil: el desafío de las prácticas restaurativas en el espacio escolarGestión educativa con justicia social. ¿Qué gestión de los injusticiados? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

CORREIA FILHO, JOÃO MANUEL; ALEAGA, TAIMARA ROA  y  SACOMBOIO FILHO, FILOMENA DE JESUS FRANCISCO CORREIA. A massificação do ensino superior como política pública educacional e suas implicações em Angola. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.750-767.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.103658.

O processo de massificação do Ensino Superior impõe uma visão de formação de profissionais na sociedade que hoje está em trânsito com diferentes conceções no subsistema. Nesse sentido, baseia-se em conceitos de participação legítima, desenvolvimento pessoal e formação de profissionais comprometidos e adaptável como expressão de uma dinâmica que deve ser sustentada por mudanças inerentes ao crescente desenvolvimento da sociedade. Desse modo, o artigo tem por finalidade analisar a massificação do Ensino Superior como política pública educacional tendo em conta às suas implicações. Assim, o estudo é de abordagem qualitativa, que se adequou no contexto educacional do Ensino Superior em Angola. Fez-se uma análise das etapas que conduziram o processo de massificação de acordo as políticas educacionais por meio de uma pesquisa analítica e descritiva, a partir da análise bibliográfica e documental, na busca de respostas de uma realidade social sobre este processo desde a sua génese até a atualidade. Contudo, a massificação do Ensino Superior proporcionou o aumento das IES e consequentemente o número de estudantes e professores nesse subsistema, diminuindo o êxodo rural. Além disso, trouxe consequências positivas e negativas que servem de base para aperfeiçoamento do processo tendo em conta a articulação do ensino, investigação, gestão e extensão.

Palabras clave : Massificação; Ensino Superior e Politica Pública Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )