SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3DISCURSIVE CONSTRUCTIONS ON THE SUBJECTS OF EDUCATION IN THE APRENDER EDUCATIONAL POLICY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MINAYO, MARIA CECÍLIA DE SOUZA; DEMO, PEDRO  and  SILVA, RENAN ANTÔNIO DA. FORMAÇÃO, CURRÍCULO DISCURSO POLÍTICO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.813-827.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102088.

Neste artigo apresenta-se uma discussão sobre currículos e programas em educação profissional em que se consideram aspectos culturais, educação formal e não formal. Trata de questões suscitadas em sala de aula, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina sobre Currículos e Programas, ministrada em um programa de pós-graduação profissional. O objetivo deste artigo foi o de discutir os diferentes entendimentos e avanços anunciados para as questões curriculares com base na concepção das políticas atuais da educação brasileira, quanto à formação técnica e tecnológica; e analisar propostas de projetos transversais em práticas de extensão que apresentam características da educação não formal. A metodologia, de abordagem qualitativa, trata da descrição de projetos desenvolvidos em diferentes unidades de ensino (UEs) de uma instituição pública de educação técnica e tecnológica de São Paulo, a partir de um estudo sobre práticas de extensão. Como resultado, apresenta-se uma discussão sobre uma prática de responsabilidade social e educação não formal no currículo de ensino superior tecnológico.

Keywords : Cultura; Discurso Político-Educacional; Extensão; Educação Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )