SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3CONSTRUCCIONES DISCURSIVAS SOBRE EL SUJETO DE LA EDUCACIÓN EN LA POLÍTICA EDUCATIVA APRENDER índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MINAYO, MARIA CECÍLIA DE SOUZA; DEMO, PEDRO  y  SILVA, RENAN ANTÔNIO DA. FORMAÇÃO, CURRÍCULO DISCURSO POLÍTICO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.813-827.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102088.

Neste artigo apresenta-se uma discussão sobre currículos e programas em educação profissional em que se consideram aspectos culturais, educação formal e não formal. Trata de questões suscitadas em sala de aula, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina sobre Currículos e Programas, ministrada em um programa de pós-graduação profissional. O objetivo deste artigo foi o de discutir os diferentes entendimentos e avanços anunciados para as questões curriculares com base na concepção das políticas atuais da educação brasileira, quanto à formação técnica e tecnológica; e analisar propostas de projetos transversais em práticas de extensão que apresentam características da educação não formal. A metodologia, de abordagem qualitativa, trata da descrição de projetos desenvolvidos em diferentes unidades de ensino (UEs) de uma instituição pública de educação técnica e tecnológica de São Paulo, a partir de um estudo sobre práticas de extensão. Como resultado, apresenta-se uma discussão sobre uma prática de responsabilidade social e educação não formal no currículo de ensino superior tecnológico.

Palabras clave : Cultura; Discurso Político-Educacional; Extensão; Educação Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )