SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3FORMATION, CURRICULUM, POLITICAL DISCOURSETHE RELATIONSHIP BETWEEN EDUCATION POLICIES AND SCHOOL PRACTICES IN SECONDARY EDUCATION INTEGRATED WITH PROFESSIONAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

FALKIN, CAMILA  and  FARENZENA, NALÚ. CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SUJEITO DA EDUCAÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL APRENDER. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.828-846.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104871.

O artigo trata da política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), da educação primária uruguaia. Discutem-se sentidos construídos sobre o sujeito da educação numa política focalizada em crianças de contextos de pobreza, tendo como principal suporte a Análise Política do Discurso e como corpus documentos oficiais e depoimentos de gestores. Identifica-se uma tensão entre uma concepção que salienta as possibilidades educativas dos sujeitos e outra que, nos discursos dos anos 90 assim como nos da era progressista, os visualiza como seres carentes.

Keywords : Políticas públicas de educação; Educação e desigualdade; Análise Política do Discurso; Sujeito da educação; APRENDER.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )