SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3FORMACIÓN, DISCURSO POLÍTICO CURRICULARRELACIÓN ENTRE LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS Y LAS PRÁCTICAS ESCOLARES EN LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA A LA EDUCACIÓN PROFESIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

FALKIN, CAMILA  y  FARENZENA, NALÚ. CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SUJEITO DA EDUCAÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL APRENDER. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.828-846.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104871.

O artigo trata da política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), da educação primária uruguaia. Discutem-se sentidos construídos sobre o sujeito da educação numa política focalizada em crianças de contextos de pobreza, tendo como principal suporte a Análise Política do Discurso e como corpus documentos oficiais e depoimentos de gestores. Identifica-se uma tensão entre uma concepção que salienta as possibilidades educativas dos sujeitos e outra que, nos discursos dos anos 90 assim como nos da era progressista, os visualiza como seres carentes.

Palabras clave : Políticas públicas de educação; Educação e desigualdade; Análise Política do Discurso; Sujeito da educação; APRENDER.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )