SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3DISCURSIVE CONSTRUCTIONS ON THE SUBJECTS OF EDUCATION IN THE APRENDER EDUCATIONAL POLICYMUNICIPALIZATION POLICY: EVALUATION OF SCHOOL PERFORMANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MELLO, RACHEL COSTA DE AZEVEDO  and  MOLL, JAQUELINE. RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.847-868.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104809.

O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação de gestores, professores e estudantes nas práticas escolares, diante das orientações das políticas em educação e dos desafios do cotidiano escolar no ensino médio integrado à educação profissional no contexto brasileiro. Tendo como referencial teórico metodológico, os estudos de Stephen Ball, o Ciclo de Políticas, a pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino médio integrado em Pernambuco, na qual utilizamos a análise da política educacional, observações diretas e registro em diário de campo e entrevistas. A partir da categoria teórica “atuação”, analisamos as práticas dos gestores, professores e estudantes e identificamos que as categorias empíricas, “tempo e espaço escolar”, assim como, “diálogo e participação” são fundamentais para repensarmos as políticas em educação e as práticas escolares no ensino médio integrado à educação profissional.

Keywords : Políticas em educação; Práticas escolares; Ensino médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )