SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3RELACIÓN ENTRE LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS Y LAS PRÁCTICAS ESCOLARES EN LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA A LA EDUCACIÓN PROFESIONALBNCC Y ENEM: POSIBLES DIÁLOGOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

VARGAS, THAÍS CONTE; BIZELLI, JOSÉ LUÍS  y  CRUZ, JOSÉ ANDERSON SANTOS. POLÍTICA DE MUNICIPALIZAÇÃO: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.869-888.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104814.

O texto compara o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de escolas públicas estaduais e municipais em um município de porte médio do interior paulista. Verifica-se assimetria entre os resultados dos estabelecimentos de ensino sob gestão municipal e aqueles administrados pelo estado, notadamente superiores. De dados obtidos em fontes oficiais e do aprofundamento na literatura pertinente investigou-se o desenho geral do modelo de municipalização proposto e sua implantação na localidade estudada. O estudo conclui que as políticas educacionais formuladas e implementadas pelo município resultam, efetivamente, em menores índices de sucesso educacional, ainda que partam de melhores condições: maior volume de verbas para a execução de seus programas e maior estabilidade do corpo docente.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Financiamento da Educação; IDEB; FUNDEB.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )