SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3MUNICIPALIZATION POLICY: EVALUATION OF SCHOOL PERFORMANCEÀMUBÁ: TURNING MANDATORY INTO AN OPPORTUNITY IN LAW 10.639/2003 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

CORDEIRO, ROGÉRIO SOARES  and  MORINI, MARIA SANTINA CASTRO. BNCC E ENEM: POSSÍVEIS DIÁLOGOS. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.889-910.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.103548.

Esta pesquisa tem por objetivos identificar e discutir, via pesquisa documental, possíveis diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que competência, habilidade, contextualização e interdisciplinaridade são pontos com similaridade nos discursos e aplicações. Chama-se atenção à importância do Enem, por avaliar competências pautadas na BNCC, que propõe currículos contextualizados, sem abrir mão da incansável meta: o ensino de qualidade. Nesse sentido, o Enem, enquanto política pública pode contribuir para promover desigualdades.

Keywords : Currículo; Ensino médio; Avaliações nacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )