SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3POLÍTICA DE MUNICIPALIZACIÓN: EVALUACIÓN DEL DESEMPEÑO ESCOLARÀMUBÁ: CONVERTIR LO OBLIGATORIO EN UNA OPORTUNIDAD EN LA LEY 10.639/2003 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

CORDEIRO, ROGÉRIO SOARES  y  MORINI, MARIA SANTINA CASTRO. BNCC E ENEM: POSSÍVEIS DIÁLOGOS. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.889-910.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.103548.

Esta pesquisa tem por objetivos identificar e discutir, via pesquisa documental, possíveis diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que competência, habilidade, contextualização e interdisciplinaridade são pontos com similaridade nos discursos e aplicações. Chama-se atenção à importância do Enem, por avaliar competências pautadas na BNCC, que propõe currículos contextualizados, sem abrir mão da incansável meta: o ensino de qualidade. Nesse sentido, o Enem, enquanto política pública pode contribuir para promover desigualdades.

Palabras clave : Currículo; Ensino médio; Avaliações nacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )