SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3POLÍTICA DE MUNICIPALIZAÇÃO: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLARÀMUBÁ: TRANSFORMANDO A OBRIGATORIEDADE EM OPORTUNIDADE NA LEI 10.639/2003 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

CORDEIRO, ROGÉRIO SOARES  e  MORINI, MARIA SANTINA CASTRO. BNCC E ENEM: POSSÍVEIS DIÁLOGOS. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.889-910.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.103548.

Esta pesquisa tem por objetivos identificar e discutir, via pesquisa documental, possíveis diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que competência, habilidade, contextualização e interdisciplinaridade são pontos com similaridade nos discursos e aplicações. Chama-se atenção à importância do Enem, por avaliar competências pautadas na BNCC, que propõe currículos contextualizados, sem abrir mão da incansável meta: o ensino de qualidade. Nesse sentido, o Enem, enquanto política pública pode contribuir para promover desigualdades.

Palavras-chave : Currículo; Ensino médio; Avaliações nacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )