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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA; LOPES, MARIANNA JANNUZZI  e  SANTOS, SÔNIA REGINA MENDES DOS. ESCOLA SOB O OLHAR DE ALUNOS DAS ‘CLASSES DE ACELERAÇÃO’: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.928-948.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.103736.

O artigo objetiva discutir as “Classes de Aceleração” como política pública, com base em representações sociais dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental das Classes de Aceleração de Aprendizagem de uma escola municipal de Juiz de Fora – MG. Com o uso de materiais projetivos, entrevistas e metáforas, com base na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2011), os sujeitos as consideram uma estratégia para colocar os alunos fora da escola de forma ligeira. Ao conhecer os sentidos atribuídos pelos participantes ao tema, é possível perceber de que forma esse simbolismo orienta as suas práticas. Os resultados supõem a reativação de processos de exclusão, sob a falácia da escolarização completada.

Palavras-chave : Representações Sociais; Classe de Aceleração; Exclusão; Desigualdade Social.

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