SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3THE SCHOOL’S SOCIAL REPRESENTATION VIEWED BY STUDENTS FROM ‘ACCELERATION CLASSES’: A STUDY OF SOCIAL REPRESENTATIONS.Edgar morin and integral education: subsidies for this association author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MOTTA, HENRI DE LEÃO  and  ARAUJO, JAIR JONKO. A ATUAÇÃO, NO CENÁRIO DA ESCOLA, LIMITADA POR PRÁTICAS DE GESTÃO EMPRESARIAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.949-969.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104848.

Este artigo objetiva discutir a atuação de professoras de uma escola estadual rural de ensino médio do município de Pelotas/RS no processo de redesenho curricular da política do Ensino Politécnico. Ajustado ao paradigma qualitativo, fundamenta-se na teoria da atuação de Stephen Ball. A produção de dados decorreu do exame documental de e-mails da escola relacionados à construção desta política e do debate, em um grupo focal, com cinco professoras, cujo processo de análise foi organizado a partir da análise textual discursiva. Conclui-se que a política estimulou práticas de gestão empresarial da escola, imbricadas na burocratização e no controle das vozes internas.

Keywords : Política educacional; Reconstrução curricular; Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )