SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3LA REPRESENTACIÓN SOCIALE DE LA ESCUELA VISTA POR LOS ESTUDIANTES DE LAS ‘CLASSES DE ACELERATIÓN’Edgar morin y la educación integral: subvenciones para esa asociación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MOTTA, HENRI DE LEÃO  y  ARAUJO, JAIR JONKO. A ATUAÇÃO, NO CENÁRIO DA ESCOLA, LIMITADA POR PRÁTICAS DE GESTÃO EMPRESARIAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.949-969.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104848.

Este artigo objetiva discutir a atuação de professoras de uma escola estadual rural de ensino médio do município de Pelotas/RS no processo de redesenho curricular da política do Ensino Politécnico. Ajustado ao paradigma qualitativo, fundamenta-se na teoria da atuação de Stephen Ball. A produção de dados decorreu do exame documental de e-mails da escola relacionados à construção desta política e do debate, em um grupo focal, com cinco professoras, cujo processo de análise foi organizado a partir da análise textual discursiva. Conclui-se que a política estimulou práticas de gestão empresarial da escola, imbricadas na burocratização e no controle das vozes internas.

Palabras clave : Política educacional; Reconstrução curricular; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )