SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3ESCOLA SOB O OLHAR DE ALUNOS DAS ‘CLASSES DE ACELERAÇÃO’: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.Edgar morin e a educação integral: subsídios para essa associação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MOTTA, HENRI DE LEÃO  e  ARAUJO, JAIR JONKO. A ATUAÇÃO, NO CENÁRIO DA ESCOLA, LIMITADA POR PRÁTICAS DE GESTÃO EMPRESARIAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.949-969.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104848.

Este artigo objetiva discutir a atuação de professoras de uma escola estadual rural de ensino médio do município de Pelotas/RS no processo de redesenho curricular da política do Ensino Politécnico. Ajustado ao paradigma qualitativo, fundamenta-se na teoria da atuação de Stephen Ball. A produção de dados decorreu do exame documental de e-mails da escola relacionados à construção desta política e do debate, em um grupo focal, com cinco professoras, cujo processo de análise foi organizado a partir da análise textual discursiva. Conclui-se que a política estimulou práticas de gestão empresarial da escola, imbricadas na burocratização e no controle das vozes internas.

Palavras-chave : Política educacional; Reconstrução curricular; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )