SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Edgar morin and integral education: subsidies for this associationPedagogical formation in the pedagogy course: an analysis of public policies in the light of the theory of social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

GALVAO, PRISCILA KELIDA ASSIS; SILVEIRA, TELMA APARECIDA TELES MARTINS  and  BARBOSA, IVONE GARCIA. A conquista do direito das crianças à educação: da proposição à materialização. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.990-1009.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104878.

O presente artigo analisa o processo histórico de consolidação do direito à Educação Infantil no Brasil, buscando perceber os condicionantes sociais e políticos na elaboração da Carta Magna de 1988. Utilizamos o materialismo histórico-dialético, apreendendo em sua concretude social e histórica os múltiplos condicionantes implicados no processo. Realizamos um levantamento bibliográfico e documental acerca do período da Constituinte 1985-1988. As evidências anunciam a contradição dos diferentes grupos na constituição das políticas públicas e a busca de consolidação do direito à educação.

Keywords : Educação Infantil; Direito da criança; Políticas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )