SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Edgar morin y la educación integral: subvenciones para esa asociaciónFormación pedagógica en el curso de pedagogía: un análisis de las políticas públicas a la luz de la teoría de las representaciones sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

GALVAO, PRISCILA KELIDA ASSIS; SILVEIRA, TELMA APARECIDA TELES MARTINS  y  BARBOSA, IVONE GARCIA. A conquista do direito das crianças à educação: da proposição à materialização. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.990-1009.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104878.

O presente artigo analisa o processo histórico de consolidação do direito à Educação Infantil no Brasil, buscando perceber os condicionantes sociais e políticos na elaboração da Carta Magna de 1988. Utilizamos o materialismo histórico-dialético, apreendendo em sua concretude social e histórica os múltiplos condicionantes implicados no processo. Realizamos um levantamento bibliográfico e documental acerca do período da Constituinte 1985-1988. As evidências anunciam a contradição dos diferentes grupos na constituição das políticas públicas e a busca de consolidação do direito à educação.

Palabras clave : Educação Infantil; Direito da criança; Políticas Públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )