SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Conquering the children's right to education: from proposition to materializationThe educational profile of unipampa distance education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

COSTA, CLARA CORRÊA DA  and  GONCALVES, HELENICE MAIA. Formação pedagógica no curso de pedagogia: uma análise das políticas públicas à luz da teoria das representações sociais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1010-1028.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104882.

O objetivo do trabalho foi identificar e analisar as representações sociais de formação pedagógica implícitas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi norteada pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici, associada à Teoria da Argumentação. O documento foi analisado com base no Modelo da Estratégia Argumentativa. Identificou-se que a representação social de formação pedagógica está ancorada na desarticulação entre teoria e prática, fruto de antigas cisões: o modelo que opunha o bacharel e o licenciado.

Keywords : Representações Sociais; Políticas públicas; Formação Pedagógica; Pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )