SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Conquistar el derecho a la educación del niño: de la propuesta a la materializaciónEl perfil educativo de los estudiantes de educación a distancia de unipampa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

COSTA, CLARA CORRÊA DA  y  GONCALVES, HELENICE MAIA. Formação pedagógica no curso de pedagogia: uma análise das políticas públicas à luz da teoria das representações sociais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1010-1028.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104882.

O objetivo do trabalho foi identificar e analisar as representações sociais de formação pedagógica implícitas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi norteada pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici, associada à Teoria da Argumentação. O documento foi analisado com base no Modelo da Estratégia Argumentativa. Identificou-se que a representação social de formação pedagógica está ancorada na desarticulação entre teoria e prática, fruto de antigas cisões: o modelo que opunha o bacharel e o licenciado.

Palabras clave : Representações Sociais; Políticas públicas; Formação Pedagógica; Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )