SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Pedagogical formation in the pedagogy course: an analysis of public policies in the light of the theory of social representationsOpen schooling with RRI for a significant participation of indigenous communities in network education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

VIEIRA, MAURICIO AIRES; CORTES, MARILICE  and  ABRAO, RUHENA KELBER. O perfil educacional dos estudantes da Educação a distância da Unipampa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1029-1045.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104884.

A efetivação da educação a distância (EaD) no Brasil não é um fato novo. A educação nesta modalidade vem se solidificando ao longo dos anos, tendo sido regulamentada por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/96) e do decreto nº 5.622/2005. O ensino a distância, somado ao advento das tecnologias e ao interesse de oferta de cursos à distância por parte dos agentes governamentais, vem tomando novos rumos e ocupando cada vez mais um lugar de destaque no cenário da educação nacional. Logo, esta pesquisa teve por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da modalidade da EaD da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), bem como as suas habilidades enquanto seres autônomos nos processos de ensino e de aprendizagem. A metodologia usada para conhecer este perfil baseou-se na aplicação de questionário com perguntas estruturadas e semiestruturadas nos 21 polos comtemplados com cursos implantados à distância pela instituição. Foi realizada a análise dos dados coletados e fundamentados com revisão bibliográfica que tratam deste debate. A pesquisa constatou que grande parte dos estudantes ainda enfrenta problemas relacionados à sua autonomia, uma vez a instituição não disponibiliza suporte exclusivamente para esta modalidade. Tendo por base os resultados deste estudo, a expectativa é de que a universidade propicie condições para que o aluno tenha autonomia e seja um estudante crítico e habilidoso de suas práticas enquanto agente do saber.

Keywords : Educação a distância; Estudante universitário; Perfil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )