SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Formación pedagógica en el curso de pedagogía: un análisis de las políticas públicas a la luz de la teoría de las representaciones socialesEscolarización abierta con RRI para la participación significativa de las comunidades indígenas en la educación en red índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

VIEIRA, MAURICIO AIRES; CORTES, MARILICE  y  ABRAO, RUHENA KELBER. O perfil educacional dos estudantes da Educação a distância da Unipampa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1029-1045.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104884.

A efetivação da educação a distância (EaD) no Brasil não é um fato novo. A educação nesta modalidade vem se solidificando ao longo dos anos, tendo sido regulamentada por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/96) e do decreto nº 5.622/2005. O ensino a distância, somado ao advento das tecnologias e ao interesse de oferta de cursos à distância por parte dos agentes governamentais, vem tomando novos rumos e ocupando cada vez mais um lugar de destaque no cenário da educação nacional. Logo, esta pesquisa teve por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da modalidade da EaD da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), bem como as suas habilidades enquanto seres autônomos nos processos de ensino e de aprendizagem. A metodologia usada para conhecer este perfil baseou-se na aplicação de questionário com perguntas estruturadas e semiestruturadas nos 21 polos comtemplados com cursos implantados à distância pela instituição. Foi realizada a análise dos dados coletados e fundamentados com revisão bibliográfica que tratam deste debate. A pesquisa constatou que grande parte dos estudantes ainda enfrenta problemas relacionados à sua autonomia, uma vez a instituição não disponibiliza suporte exclusivamente para esta modalidade. Tendo por base os resultados deste estudo, a expectativa é de que a universidade propicie condições para que o aluno tenha autonomia e seja um estudante crítico e habilidoso de suas práticas enquanto agente do saber.

Palabras clave : Educação a distância; Estudante universitário; Perfil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )