SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3El perfil educativo de los estudiantes de educación a distancia de unipampaPROGRAMA ESCOLAR ACCESIBLE: POLÍTICA ESCOLAR Y ALCANCE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ROSA, LUZIANA QUADROS DA; SOUZA, MARCIO VIEIRA DE  y  OKADA, ALEXANDRA. Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1046-1067.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104896.

Este artigo busca problematizar discussões, por meio do pensamento complexo, referentes à abordagem responsible research innovation (RRI) para uma atuação significativa das comunidades indígenas na educação em rede. Esta pesquisa qualitativa inclui as análises bibliográfica e documental, além de observação e realização de entrevistas narrativas com professores indígenas, pesquisadores e gestores públicos. Os referenciais teóricos que tratam de pesquisa e inovação responsáveis e educação em rede contribuem para a análise de significações dos processos da educação escolar indígena. As narrativas apontam para desafios, necessidades e prioridades como categorias identificadas nas deliberações propostas na sexta audiência pública realizada para a construção do I Plano de Educação Escolar Indígena. Por fim, a escolarização aberta surge como uma recomendação para a participação significativa, através dos saberes das comunidades, em projetos de escolarização aberta indígena.

Palabras clave : Pesquisa e inovação responsáveis; RRI; Educação em rede; Escolarização aberta; Educação escolar indígena.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )