SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Open schooling with RRI for a significant participation of indigenous communities in network educationCrisis in education, representation and teacher training: a contribution of complex thinking in morin's work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

ANDRADE, EDSON FRANCISCO DE  and  SANTOS, MAVIAEL LEONARDO ALMEIDA DOS. PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL: A POLÍTICA E O ÂMBITO ESCOLAR. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1068-1087.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104885.

O presente artigo tem como objetivo analisar percepções sobre as repercussões do Programa Escola Acessível em uma escola estadual de Pernambuco/Brasil. À luz da Análise de Conteúdo, tecemos considerações a partir de registros de observações in loco e de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da educação e com alunos sobre a garantia de acessibilidades arquitetônica, comunicacional e didático-pedagógica à pessoa com deficiência no âmbito escolar. Nossas conclusões ressaltam medidas que potencializem o exercício da autonomia do aluno como eixo basilar das escolas acessíveis.

Keywords : Política de Inclusão Escolar; Pessoas com Deficiência; Acessibilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )