SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Escolarización abierta con RRI para la participación significativa de las comunidades indígenas en la educación en redCrisis en la educación, representación y formación docente: una contribución del pensamiento complejo en el trabajo de morin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ANDRADE, EDSON FRANCISCO DE  y  SANTOS, MAVIAEL LEONARDO ALMEIDA DOS. PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL: A POLÍTICA E O ÂMBITO ESCOLAR. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1068-1087.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104885.

O presente artigo tem como objetivo analisar percepções sobre as repercussões do Programa Escola Acessível em uma escola estadual de Pernambuco/Brasil. À luz da Análise de Conteúdo, tecemos considerações a partir de registros de observações in loco e de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da educação e com alunos sobre a garantia de acessibilidades arquitetônica, comunicacional e didático-pedagógica à pessoa com deficiência no âmbito escolar. Nossas conclusões ressaltam medidas que potencializem o exercício da autonomia do aluno como eixo basilar das escolas acessíveis.

Palabras clave : Política de Inclusão Escolar; Pessoas com Deficiência; Acessibilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )