SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3ACCESSIBLE SCHOOL PROGRAM: SCHOOL POLICY AND SCOPEPARTICIPATORY INSTITUTIONAL ASSESSMENT AND DIALOGUE WITH THE CATEGORIES OF BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

FERREIRA, MARIA DE FÁTIMA DE ANDRADE  and  SANTOS, CINTHIA MARIA SEIBERT. Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de morin. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1088-1107.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104895.

Este artigo é uma reflexão sobre crises na educação, representação e formação de professor, buscando destacar razões do mal-estar em tempos de crises contemporâneas e, de que modo as políticas públicas educacionais são implementadas nessa direção. Os desafios à formação docente são diversos, merecem tratamento rigoroso e devem fazer parte de discussões que nos retire da banalidade, autoritarismo, “achismos”, com que o conhecimento é tratado pela escola e setores responsáveis pela educação como direitos para todos brasileiros.

Keywords : Teoria da Complexidade; Teoria das Representações Sociais; Imaginário Social. Formação docente; Direitos à educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )