SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL: A POLÍTICA E O ÂMBITO ESCOLARAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA E O DIÁLOGO COM AS CATEGORIAS DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

FERREIRA, MARIA DE FÁTIMA DE ANDRADE  e  SANTOS, CINTHIA MARIA SEIBERT. Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de morin. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1088-1107.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104895.

Este artigo é uma reflexão sobre crises na educação, representação e formação de professor, buscando destacar razões do mal-estar em tempos de crises contemporâneas e, de que modo as políticas públicas educacionais são implementadas nessa direção. Os desafios à formação docente são diversos, merecem tratamento rigoroso e devem fazer parte de discussões que nos retire da banalidade, autoritarismo, “achismos”, com que o conhecimento é tratado pela escola e setores responsáveis pela educação como direitos para todos brasileiros.

Palavras-chave : Teoria da Complexidade; Teoria das Representações Sociais; Imaginário Social. Formação docente; Direitos à educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )