SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Crisis in education, representation and teacher training: a contribution of complex thinking in morin's workExclusive dedication to univercity teaching in Angola: realism or utopia? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SORDI, MARA REGINA LEMES. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA E O DIÁLOGO COM AS CATEGORIAS DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1108-1127.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104843.

Analisa-se a política de avaliação institucional participativa implemeada na rede municipal de Campinas com objetivo de identificar suas possibilidades emancipatórias a partir de categorias inspiradas em Sousa Santos. A base empírica do estudo envolve análise documental, observação e entrevistas com gestores das escolas. Confirma-se a potência dos processos avaliativos centrados na escola que valorizam o diálogo e a negociação com múltiplos atores envolvidos na construção da qualidade social da escola pública.

Keywords : Avaliação Institucional; escola pública; qualidade social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )