SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3PARTICIPATORY INSTITUTIONAL ASSESSMENT AND DIALOGUE WITH THE CATEGORIES OF BOAVENTURA DE SOUSA SANTOSALLOCATING STUDENTS IN CLASSES IN THE MUNICIPAL SCHOOL SYSTEM: PERCEPTIONS OF SCHOOL´S PRINCIPALS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

LEITAO, FERNANDINO JOÃO PEREIRA. Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1128-1152.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102961.

O presente artigo aborda a disposição do estatuto da carreira docente universitária que obriga o docente, em regime integral, a dedicar-se exclusivamente a uma única instituição de ensino. Nesse sentido, o seu objetivo consiste em analisar a relação entre esta política pública formulada e a sua implementação à luz dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin e das representações sociais de Serge Moscovici. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem quali-quantitativa associada à reflexão teórica. Os resultados demonstram que a gestão das políticas públicas entre a formulação e a implementação é complexa, porque sua aplicação é condicionada pelas circunstâncias objetivas do contexto sempre dinâmico e cambiante.

Keywords : Dedicação exclusiva; Docentes universitários; Angola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )