SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3ALLOCATING STUDENTS IN CLASSES IN THE MUNICIPAL SCHOOL SYSTEM: PERCEPTIONS OF SCHOOL´S PRINCIPALSAn educational solution for high school? Analysis of the policy of the full-time high school in the state of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

OLIVEIRA, SONARA MARIA LOPES DE  and  PASCHOAL, JAQUELINE DELGADO. A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO DIREITO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS DETERMINAÇÕES E PARADOXOS DA LEGISLAÇÃO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1176-1195.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.99365.

O propósito desse estudo de caráter bibliográfico é discutir a obrigatoriedade da educação escolar no Brasil a partir dos avanços e descompassos das determinações legais. Do ponto de vista de sua efetivação tal expansão revelou um desenvolvimento lento, porém progressivo, ainda que esse direito não seja acessível a todas as crianças, principalmente quando se considera os quesitos: acesso, permanência e qualidade dos serviços prestados. Tal fato ocorre porque, em muitos casos, há péssimas condições de trabalho, ausência de políticas públicas, precariedade na formação e atuação dos professores.

Keywords : Obrigatoriedade; Direitos; Educação Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )