SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3ASIGNAR ESTUDIANTES A CLASES EN EL SISTEMA ESCOLAR MUNICIPAL: PERCEPCIONES DE LOS DIRECTORES DE LAS ESCUELAS.¿Solución educativa para la escuela secundaria?Análisis de la política integral de bachillerato en el estado de Río de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

OLIVEIRA, SONARA MARIA LOPES DE  y  PASCHOAL, JAQUELINE DELGADO. A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO DIREITO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS DETERMINAÇÕES E PARADOXOS DA LEGISLAÇÃO. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1176-1195.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.99365.

O propósito desse estudo de caráter bibliográfico é discutir a obrigatoriedade da educação escolar no Brasil a partir dos avanços e descompassos das determinações legais. Do ponto de vista de sua efetivação tal expansão revelou um desenvolvimento lento, porém progressivo, ainda que esse direito não seja acessível a todas as crianças, principalmente quando se considera os quesitos: acesso, permanência e qualidade dos serviços prestados. Tal fato ocorre porque, em muitos casos, há péssimas condições de trabalho, ausência de políticas públicas, precariedade na formação e atuação dos professores.

Palabras clave : Obrigatoriedade; Direitos; Educação Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )