SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3LA EDUCACIÓN BÁSICA COMO LEY EN BRASIL: UN ANÁLISIS DE LAS DETERMINACIONES Y PARADOJAS DE LA LEGISLACIÓNEducación financiera: proyecto Mulungú para promover la economía doméstica en una comunidad de jacintinho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SOUZA, JULIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA  y  ARAUJO, FLAVIA MONTEIRO DE BARROS. Solução educacional para o ensino médio? Análise da política de ensino médio integral no estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1196-1219.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.105164.

Este artigo tem como objetivo debater a dimensão curricular da política educacional denominada Solução Educacional para o Ensino Médio (SEEM), formulada em 2013, no âmbito da parceria institucional estabelecida entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). O estudo, de caráter qualitativo, recorre à análise documental e examina os marcos legais e documentos oficiais que orientam o desenvolvimento da política pela SEEDUC/RJ e pelo IAS. Tomando como categorias a relação entre o público e o privado na educação, investiga-se o conceito de educação integral da mencionada política que tem como princípios basilares: o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais para o Século XXI e a flexibilização e integração curricular. A pesquisa busca não perder de vista os aspectos reformistas envolvidos nesse processo de privatização da educação básica que se desenha a partir da parceria entre o poder público, o terceiro setor e a iniciativa privada, assim como as similaridades da política estudada para com o desenho curricular do ensino médio integral proposto pela reforma do ensino médio (Lei n. 13.415/2017).

Palabras clave : Educação Integral; Ensino Médio; Política Educacional; Políticas Curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )