SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3AFFIRMATIVE ACTIONS: COMPARATIVE PERFORMANCE ANALYSIS BETWEEN QUOTA AND NON-QUOTA IN A PUBLIC UNIVERSITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

FERREIRA, ANA CRISTINA ASSUNÇÃO XAVIER  and  LUSTOSA, ANA VALERIA MARQUES FORTES. A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de libras da rede estadual de ensino em Teresina-PI. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1315-1335.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102366.

A inclusão de alunos surdos revela-se desafiadora sob muitos aspectos, particularmente quanto a implementação de políticas públicas voltadas para seu acesso e permanência na escola. Os surdos enfrentam problemas no processo de escolarização, especificamente no que diz respeito a comunicação. Nesse sentido, a garantia de intérpretes no contexto educacional trata-se de um direito que estes têm e que deve ser assegurado. O objetivo desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Língua Portuguesa da rede estadual de ensino de Teresina-PI, a implementação da política de inclusão escolar para o aluno surdo. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumentos o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a visão dos participantes de que a política vigente não atende às especificidades e particularidades do surdo, pois ainda que o acesso à escola seja facilitado, a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores.

Keywords : Políticas Públicas; Surdez; Tradutor Intérprete de Libras; Educação Inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )