SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3AÇÕES AFIRMATIVAS: ANÁLISE COMPARATIVA DE DESEMPENHO ENTRE COTISTAS E NÃO COTISTAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

FERREIRA, ANA CRISTINA ASSUNÇÃO XAVIER  e  LUSTOSA, ANA VALERIA MARQUES FORTES. A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de libras da rede estadual de ensino em Teresina-PI. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1315-1335.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102366.

A inclusão de alunos surdos revela-se desafiadora sob muitos aspectos, particularmente quanto a implementação de políticas públicas voltadas para seu acesso e permanência na escola. Os surdos enfrentam problemas no processo de escolarização, especificamente no que diz respeito a comunicação. Nesse sentido, a garantia de intérpretes no contexto educacional trata-se de um direito que estes têm e que deve ser assegurado. O objetivo desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Língua Portuguesa da rede estadual de ensino de Teresina-PI, a implementação da política de inclusão escolar para o aluno surdo. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumentos o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a visão dos participantes de que a política vigente não atende às especificidades e particularidades do surdo, pois ainda que o acesso à escola seja facilitado, a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Surdez; Tradutor Intérprete de Libras; Educação Inclusiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )