Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
PINTO, LUIS FERNANDO FERREIRA e SILVA, REGIS HENRIQUE DOS REIS. Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “melhor gestão, melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.1, pp.42-62. Epub 08-Abr-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108568.
Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da SEE/SP, oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da “Pedagogia do Aprender a Aprender”.
Palavras-chave : diretor escolar; gestão escolar; neoliberalismo.