SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Mudanças ocorridas nos resultados da avaliação externa de escola com a transição de escolas não agrupadas para agrupamentos de escolas: o caso de duas organizações escolaresGestão democrática da educação: o que revelam os dados do projeto da rede estadual paulista? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

PINTO, LUIS FERNANDO FERREIRA  e  SILVA, REGIS HENRIQUE DOS REIS. Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “melhor gestão, melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.1, pp.42-62.  Epub 08-Abr-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n12021.108568.

Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da SEE/SP, oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da “Pedagogia do Aprender a Aprender”.

Palavras-chave : diretor escolar; gestão escolar; neoliberalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )