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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
MARANGONI, RICARDO ALEXANDRE e SOUZA, ÂNGELO RICARDO DE. Gestão democrática da educação: o que revelam os dados do projeto da rede estadual paulista?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.1, pp.63-86. Epub 08-Abr-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.104495.
Este artigo apresenta as representações de discentes, docentes, gestores, servidores, pais ou responsáveis sobre a gestão democrática da escola pública paulista. A partir dos dados de um projeto, implementado no período de 2016 a 2017 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, analisou- se como as práticas declaradas vêm contribuindo (ou não) com o processo de democratização da gestão das escolas públicas da rede estadual de ensino. O presente Artigo contou com o aporte teórico de autores como Draibe (2001), Souza (2007a, 2007b, 2012, 2016, 2019), Touraine (1996), entre outros, para relacionar o contexto macro das políticas e o micro, por meio das representações dos sujeitos. Aproximando-se da teoria das representações sociais, proposta por Moscovici (1961/2012), a pesquisa foi realizada a partir do tensionamento entre os aportes legais, teóricos e os dados captados no projeto analisado. As conclusões apontam para a necessidade de se questionar as condições concretas e objetivas por meio das quais a gestão democrática (não) se realiza.
Palavras-chave : Gestão Democrática; Escola Pública; Políticas Educacionais; Representações.












