SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Democratic management of education: what do the data of the São Paulo state network project reveal?Inequalities inside the school: the formation of the repeating students classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

CORDEIRO, DANIELE MEIRA  and  GOUVEIA, ANDRÉA BARBOSA. Valorização do professor da educação básica e as metas do PNE: um estudo do caso de Piraquara/ PR. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.1, pp.87-108.  Epub Apr 08, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n12021.104640.

Este artigo problematiza as condições de valorização dos professores, a partir das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e do Plano Municipal de Educação (PME), em um município com baixo desenvolvimento econômico e alta dependência do FUNDEB, mas que apresenta um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) estruturado. Objetivou-se analisar as condições de remuneração e formação previstas no PCCR e a efetividade do preceito constitucional da valorização. O estudo de caso privilegiou a análise documental cotejada com dados do Censo Escolar, SIOPE e RAIS. Os resultados exploram avanços e impasses na formulação do PME e valorização dos professores.

Keywords : Políticas Educacionais; Valorização dos professores; PNE; PME.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )