SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Valorização do professor da educação básica e as metas do PNE: um estudo do caso de Piraquara/ PRUniversidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

ALMEIDA, FREDERICO ALVES  e  XAVIER, FLAVIA PEREIRA. Desigualdades no interior da escola: a formação da turma dos repetentes. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.1, pp.109-131.  Epub 08-Abr-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n12021.105420.

O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de formação de turmas em escolas de ensino fundamental. Utilizamos dados coletados pela Prova Brasil e Censo Escolar de escolas municipais de Contagem-MG, considerando sexo, cor, nível socioeconômico, desempenho em Matemática e repetência. Os resultados apontam que alunos já retidos, com baixo nível socioeconômico e desempenho insuficiente estavam concentrados em salas específicas, e que o agrupamento dos estudantes por tais características foi uma decisão da escola, ainda que pesquisas demonstrem as desvantagens dessa forma de organização.

Palavras-chave : Repetência; Composição das turmas; Escolas públicas; Desigualdades escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )