Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
ALMEIDA, FREDERICO ALVES e XAVIER, FLAVIA PEREIRA. Desigualdades no interior da escola: a formação da turma dos repetentes. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.1, pp.109-131. Epub 08-Abr-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n12021.105420.
O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de formação de turmas em escolas de ensino fundamental. Utilizamos dados coletados pela Prova Brasil e Censo Escolar de escolas municipais de Contagem-MG, considerando sexo, cor, nível socioeconômico, desempenho em Matemática e repetência. Os resultados apontam que alunos já retidos, com baixo nível socioeconômico e desempenho insuficiente estavam concentrados em salas específicas, e que o agrupamento dos estudantes por tais características foi uma decisão da escola, ainda que pesquisas demonstrem as desvantagens dessa forma de organização.
Palavras-chave : Repetência; Composição das turmas; Escolas públicas; Desigualdades escolares.












