SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Paulo Freire: democratic management in three formationsPaulo Freire and the current educational policy: possibilities and counter- hegemonic perspectives in defense of the education and of the life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

COSTA, DAIANNY MADALENA  and  PAULO, FERNANDA. Paulo Freire e a gestão democrática como política educacional: oposições ao neoliberalismo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.716-735.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113198.

O conceito de gestão democrática em Paulo Freire ancora-se num projeto popular, político e pedagógico. O artigo, por isso, analisa sua relação com a política educacional e as tensões neoliberais, a qual perversamente demarca o arrefecimento à democracia. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise hermenêutico-dialética, aponta-se para a necessidade de radicalizar a democracia, reinventando-a e desconstruindo o discurso e práticas autoritárias, presentes no projeto de educação neoliberal e mercadológica. É necessário, portanto, avançar em torno da compreensão sobre a participação popular dialógica.

Keywords : Paulo Freire; Políticas educacionais; Gestão democrática; Neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )