SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Paulo Freire: gestión democrática en tres formacionesPaulo Freire y la política educativa actual: posibilidades y perspectivas contra hegemónicas en defensa de la educación y la vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

COSTA, DAIANNY MADALENA  y  PAULO, FERNANDA. Paulo Freire e a gestão democrática como política educacional: oposições ao neoliberalismo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.716-735.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113198.

O conceito de gestão democrática em Paulo Freire ancora-se num projeto popular, político e pedagógico. O artigo, por isso, analisa sua relação com a política educacional e as tensões neoliberais, a qual perversamente demarca o arrefecimento à democracia. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise hermenêutico-dialética, aponta-se para a necessidade de radicalizar a democracia, reinventando-a e desconstruindo o discurso e práticas autoritárias, presentes no projeto de educação neoliberal e mercadológica. É necessário, portanto, avançar em torno da compreensão sobre a participação popular dialógica.

Palabras clave : Paulo Freire; Políticas educacionais; Gestão democrática; Neoliberalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )