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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
SOUZA, LEONARDO CARVALHO DE; DONAIRE, SAMIRA KRUPEK e NEVES, SANDRA GARCIA. Gestão educacional em Paulo Freire: educação política e democrática. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.753-769. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113253.
Paulo Freire muito contribuiu para a defesa da educação política e democrática como direito de todos à participação nas instâncias colegiadas. Neste artigo, analisamos a articulação do autor entre a educação política e democrática, a participação das instâncias colegiadas e o processo de ensino e aprendizagem. Partimos da pesquisa bibliográfica sistemática e da abordagem histórico-social, que possibilitaram constatar que a literatura freireana oferece aportes teóricos e metodológicos para todo o processo da gestão educacional.
Palavras-chave : Educação Política e Democrática; Ensino-Aprendizagem; Participação.