SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Gestión escolar democrática: más Freire, nunca menosMilitarización de las escuelas públicas: reflexiones a la luz de la concepción freireana de gestión democrática de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

OLIVEIRA, EDNA CASTRO DE; REZENDE, ALDO; FERREIRA, MARIA JOSÉ DE RESENDE  y  FALCAO, PATRÍCIA HELMER. Desafios da práxis freireana em tempos de pandemia: ensino remoto e gestão educacional no proeja. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.787-809.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113252.

Como estudo em andamento, o texto revisita o pensamento e práxis de Paulo Freire em suas relações com o momento presente para pensar os desafios da gestão educacional, na adoção do ensino remoto no Proeja, em função da Covid-19. Os pressupostos da pesquisa documental e da sistematização de experiência foram estratégias de investigação articuladas, que permitiram desvelar os movimentos dialógicos e participativos dos sujeitos como fundantes na definição de ações para a redução dos impactos do ensino remoto junto a estudantes do Curso Técnico Integrado em Hospedagem do Proeja.

Palabras clave : Pensamento freireano; Proeja; Ensino remoto; Diálogo; Gestão Democrática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )