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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

ALVES, MIRIAM FÁBIA  e  REIS, LÍVIA CRISTINA RIBEIRO DOS. Militarização de escolas públicas: reflexões à luz da concepção freireana de gestão democrática da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.810-831.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113221.

O artigo enuncia reflexões sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) à luz da concepção freireana de gestão democrática da educação. Em cotejo com o corpus documental, a análise evidencia que o programa representa um retrocesso no campo das políticas educacionais por ameaçar o princípio de gestão escolar democrática, ferir a autonomia pedagógica, expropriar espaços de atuação docente e processos de ensino e aprendizagem, bem como descaracterizar a escola pública como espaço de ser mais , ou seja, como lócus de formação humana crítica, libertadora, inclusiva e emancipatória.

Palavras-chave : Paulo Freire; gestão democrática; militarização de escolas públicas.

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