SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Militization of public schools: reflections in light of the conception of democratic management of education in Paulo Freire‘I do not want followers’: critical reflections from freirean basis to democratic management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

RODRIGUES, RODRIGO SOARES GUIMARÃES  and  SILVA, LUANA ROSA DE ARAÚJO. Paulo Freire e gestão democrática: aproximações epistemológicas e formativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.832-850.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113211.

Este artigo faz uso de dados de uma pesquisa de doutorado com foco no percurso histórico da gestão democrática no Brasil, buscando aproximações epistemológicas com a obra do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Teve-se como métodos de pesquisa a análise documental dos instrumentos legais que normatizam esta concepção de gestão no país e a revisão bibliográfica da literatura sobre o tema, bem como da obra do autor. Buscou-se identificar nos referenciais compatibilização de conceitos, constatando-se convergências entre princípios desta gestão, com pressupostos da obra de Freire.

Keywords : Gestão Democrática; Paulo Freire; Emancipação e Conscientização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )